Reizinha

Reizinha

quarta-feira, 9 de março de 2011

ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Ética significa caráter, conduta, costume e hábito. E está diretamente vinculada a outras palavras como bom, bem, justiça, educação, etc. Assim, podemos dizer então, que essa palavrinha não é apenas mais uma no nosso vocabulário e dicionário, mas sim algo que está diretamente vinculada às ações humanas. Nesse sentido, ter bom caráter, boa conduta e agir bem, por exemplo, são características de uma pessoa ética, isto é, uma pessoa correta, justa, educada, etc.           
No ambiente de trabalho, essa conduta e ações são verificadas cotidianamente, por conta disso devem necessariamente ser positivas. Caso contrário, muitas vezes, é quase impossível conviver bem com os (a) outros (a) colegas. Conviver em harmonia com os outros é importante em qualquer relação interpessoal, porque somos movidos constantemente não só por nossa conduta e sim somos facilmente influenciados pelas ações dos outros, seus comportamentos. Dessa maneira, se essas relações forem harmoniosas todo o resto terá um resultado satisfatório e todos irão ganhar algo de bom com isso, por outro lado, se forem negativas um ou todos irão perder.
Por conseguinte, ter uma boa conduta ou ainda agir corretamente não é ser bobo, deixar as pessoas nos pisotearem, é ser simplesmente “eu mesmo (a)”, agir espontaneamente, ser verdadeiro (a), viver conforme as minhas convicções e, principalmente, reconhecer o outro. Reconhecer o outro no sentido de ter consciência da nossa finitude e limitação. Finitude essa que nos mostra o quanto somos vulneráveis, especialmente, quando estamos sozinhos. Por isso, não conseguimos chegar a lugar algum sem o apoio de outra (s) pessoa (s), mesmo que esse apoio venha apenas por meio de uma palavra AMIGA.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário