Reizinha
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Uma ótima ferramenta...
Um blog tem se mostrado como uma ótima ferramenta didática também, não só informativo e isso faz com que os professores, repensem suas aulas, já que nossos alunos são bastante informatizados....Pensem sobre isso vale a pena!!!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
sábado, 27 de agosto de 2011
Eu sou...
Eu sou aquela estrela que sempre quis brilhar...
Eu sou aquela palavra que sempre quis ser pronunciada...
Eu sou aquela carta que sempre quis ser escrita...
Eu sou aquele som que sempre quis tocar...
Eu sou aquele amor que sempre quis ser amado...
Eu sou aquela saudade que sempre quis ser sentida...
Eu sou aquele sonho que sempre quis ser sonhado...
Eu sou aquela gosta que sempre quis pingar...
Eu sou aquela visão que sempre quis enxergar...
Eu sou aquela audição que sempre quis ouvir...
Enfim eu sou aquele pássaro que sempre quis VOAR.
Eu sou aquela palavra que sempre quis ser pronunciada...
Eu sou aquela carta que sempre quis ser escrita...
Eu sou aquele som que sempre quis tocar...
Eu sou aquele amor que sempre quis ser amado...
Eu sou aquela saudade que sempre quis ser sentida...
Eu sou aquele sonho que sempre quis ser sonhado...
Eu sou aquela gosta que sempre quis pingar...
Eu sou aquela visão que sempre quis enxergar...
Eu sou aquela audição que sempre quis ouvir...
Enfim eu sou aquele pássaro que sempre quis VOAR.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
segunda-feira, 27 de junho de 2011
terça-feira, 17 de maio de 2011
segunda-feira, 2 de maio de 2011
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Qual a importância da Filosofia?
Etimologicamente, Filosofia é amor ou amizade à sabedoria, mas essa definição parece um pouco vaga, na medida em que, trata apenas de seu significado. No entanto, o saber filosófico é bem mais abrangente que esse aspecto semântico. Pode-se dizer que o campo de atuação e a importância da Filosofia se confundem com a sua própria história. Isso é evidenciado pela sede por conhecimento iniciado pelos filósofos gregos, anteriores a Sócrates, os quais encontraram as bases de suas teorias na natureza. Para eles o surgimento da vida e conseqüentemente do mundo teria advindo dos elementos água, terra, ar e fogo seus objetos de estudo na época.
Dessa forma, ao longo de suas fases, o conhecimento filosófico buscou em seus contextos históricos justificativas para formularem suas teses e teorias. Nesse sentido, os pensadores da Idade Medieval privilegiaram questões acerca de Deus, sobretudo para comprovarem sua existência no intuito de fortalecerem ainda mais suas crenças. Na modernidade a Filosofia se confundia com a Ciência, ou melhor, até então não existiam os termos ciência e cientista e sim o que havia eram filósofos médicos, cientistas, físicos, matemáticos, astrônomos.
E na Contemporaneidade, os filósofos começaram a se questionar sobre diversos temas os quais se referiam, entre outros, à linguagem, ao sujeito, aos problemas sociais. Além disso, não se pode esquecer que muitos pensadores se ocuparam e ainda se ocupam também de questões abstratas como o amor, a morte, a angústia e o desespero. E ainda com a Metafísica, disciplina descoberta por Aristóteles e tão bem aceita por muitos outros pensadores ao longo desses séculos, pois procura uma correspondência com o transcendente, ou seja, com aquilo que está além da física, com o desconhecido.
No entanto, é importante lembrar que para a Filosofia o fundamental não é de se chegar a soluções para esses diversos temas, como por exemplo, a matemática o faz ao investigar seus teoremas, e sim chegar a múltiplas possibilidades de melhor esclarecê-los de forma crítica e concisa. Aliás, essa é a idéia fundamental desse tipo de conhecimento: refletir sobre a relação do homem consigo mesmo, com os outros e com o mundo ao seu redor. Por isso, suas teorias giram em torno da ética, a bioética, a justiça, o direito, a hermenêutica, a religião, a política.
Sendo assim, pensar em Filosofia é antes de tudo pensar em perguntas, uma vez que o porquê é protagonista na sua atuação, na medida em que é com a interrogação que se inicia uma investigação acerca de qualquer assunto. Entretanto, esse conhecimento não se fecha em simples achismos ou meras opiniões sem fundamentos e sim em um trabalho rigoroso e consistente baseado em fontes verossímeis e sérias. Portanto, mesmo havendo a dificuldade de se definir de uma única maneira Filosofia, da mesma maneira como se faz com a matemática ou a física, isso não significa que não possua a mesma seriedade e que por isso não tenha de ser tratada com o mesmo rigor.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Frase...
“É fácil ensinar uma pessoa a ler e a escrever, difícil é ensinar-lhe a buscar uma direção para sua vida, direção essa que não pode ser determinada e sim escolhida”.
terça-feira, 12 de abril de 2011
segunda-feira, 11 de abril de 2011
quinta-feira, 7 de abril de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
terça-feira, 29 de março de 2011
segunda-feira, 28 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
segunda-feira, 21 de março de 2011
sexta-feira, 18 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
segunda-feira, 14 de março de 2011
Sabe...
A tua ambigüidade, por vezes, me assusta...
Outras vezes me acalma...
Às vezes não sei o que pensar...
Nem o que te dizer...
Em outros momentos...
Fecho os olhos e te vejo na minha frente... sorrindo
E isso me conforta... Embora, outras vezes, tudo que mais deseje seja te amar...
Mas na maior parte das vezes fico feliz simplesmente por ter te conhecido...
sexta-feira, 11 de março de 2011
quinta-feira, 10 de março de 2011
Curiosidade sobre o Tio Ari...
Você sabia que o Tio Ari não era muito bem articulado ao falar e talvez tenha sido por isso que ele preferiu estudar na Academia de Platão e não na escola dirigida aos Sofistas.
quarta-feira, 9 de março de 2011
ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Ética significa caráter, conduta, costume e hábito. E está diretamente vinculada a outras palavras como bom, bem, justiça, educação, etc. Assim, podemos dizer então, que essa palavrinha não é apenas mais uma no nosso vocabulário e dicionário, mas sim algo que está diretamente vinculada às ações humanas. Nesse sentido, ter bom caráter, boa conduta e agir bem, por exemplo, são características de uma pessoa ética, isto é, uma pessoa correta, justa, educada, etc.
No ambiente de trabalho, essa conduta e ações são verificadas cotidianamente, por conta disso devem necessariamente ser positivas. Caso contrário, muitas vezes, é quase impossível conviver bem com os (a) outros (a) colegas. Conviver em harmonia com os outros é importante em qualquer relação interpessoal, porque somos movidos constantemente não só por nossa conduta e sim somos facilmente influenciados pelas ações dos outros, seus comportamentos. Dessa maneira, se essas relações forem harmoniosas todo o resto terá um resultado satisfatório e todos irão ganhar algo de bom com isso, por outro lado, se forem negativas um ou todos irão perder.
Por conseguinte, ter uma boa conduta ou ainda agir corretamente não é ser bobo, deixar as pessoas nos pisotearem, é ser simplesmente “eu mesmo (a)”, agir espontaneamente, ser verdadeiro (a), viver conforme as minhas convicções e, principalmente, reconhecer o outro. Reconhecer o outro no sentido de ter consciência da nossa finitude e limitação. Finitude essa que nos mostra o quanto somos vulneráveis, especialmente, quando estamos sozinhos. Por isso, não conseguimos chegar a lugar algum sem o apoio de outra (s) pessoa (s), mesmo que esse apoio venha apenas por meio de uma palavra AMIGA.
segunda-feira, 7 de março de 2011
"Impulsos e paixões não são ações peculiares apenas a nós, humanos, uma vez que os outros animais também são movidos por esses estímulos e sentimentos, mas de modos distintos aos nossos. Dessa maneira, se por um lado, grande parte dos animais agem por instinto, cujo propósito é suprirem suas necessidades básicas como a sobrevivência e a reprodução. Por outro lado, os homens além de buscarem essas necessidades primárias são motivados ainda por outras necessidades as quais, grande parte, podem ser caracterizadas como supérfluas".
sexta-feira, 4 de março de 2011
quinta-feira, 3 de março de 2011
quarta-feira, 2 de março de 2011
Ditados populares...
Você sabia que muitos ditados populares foram escritos por filósofos. Eis alguns exemplos: "Uma andorinha não faz verão" (Aristóteles), "Saber é poder" (Francis Bacon) e "O inferno são os outros" (Sartre).
terça-feira, 1 de março de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Bom Senso
Nós, seres humanos, muitas vezes, não sabemos lidar com nossas emoções. Nosso modo de “ser”, nosso temperamento ou simplesmente não saber dialogar sem se exaltar costuma nos causar alguns transtornos. Tais transtornos, entretanto, poderiam ser evitados com algo chamado bom senso. Bom senso é saber o momento certo de agir, isto é, agir de forma prudente sem excessos.
Vivemos num mundo tão corrido que nos desacostumamos a manter bons hábitos como pedir desculpas quando esbarramos em alguém na rua dentre outras situações. Paralelo a isso temos dificuldades em conviver uns com os outros, nossos atos e atitudes são cada vez mais individualistas. Diante disso, damos pouco ou nenhum valor às relações humanas. Assim, nos tornamos egoístas e esquecemos-nos do óbvio que só somos efetivamente alguém, porque sempre há outro alguém nos guiando.
Desse modo, como saber o momento certo de agir se, em diversos momentos, não sabemos pedir desculpas ou simplesmente reconhecer quando erramos. Costumamos ser orgulhosos e isso nos torna indiferente a quase tudo. A falta de bom senso é verificada em pequenas atitudes como quando sentamos no transporte coletivo num lugar reservado para idosos, gestantes ou deficientes físicos. Atitudes como essas são características de falta de educação e demonstram como temos dificuldades em viver em sociedade. Muitas vezes o que falta em situações como essas e tantas outras semelhantes é algo chamado “jogo de cintura”.
O “jogo de cintura” é uma boa alternativa para nos manter civilizados e em harmonia com os outros. Mas o que é “ser civilizado” num mundo onde é cada vez mais frequente a desonestidade, o jeitinho brasileiro e a falta de ética. Infelizmente essas coisas ruins parecem ser cada vez mais próprias do ser humano. Sendo assim, ser honesto passou a ser uma exceção quando deveria ser uma regra. Resta saber se somos o que somos porque nascemos assim ou devido às circunstâncias.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Afinal, O que é Filosofia?
Filosofia é um tipo de conhecimento que busca o porquê das coisas relacionadas ao homem, isto é, a sua relação consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Em suma, todo (a) Filósofo(a) questiona o mundo em que vive.
Assinar:
Postagens (Atom)